domingo, 19 novembro 2017
Últimas Notícias

Inscrições para o Pro funcionário serão abertas na segunda-feira, 27

palestras-sobre-educaçãoOs servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) interessados em participar da terceira edição do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores (Profuncionário), poderão fazer a sua inscrição a partir da próxima segunda-feira, 27, no horário das 8h às 13h e das 15h às 18h. As inscrições prosseguem até o dia 15 de fevereiro e têm como público alvo os servidores que não são docentes nas escolas, como merendeiras, secretárias e vigilantes, entre outros.

Os cursos do Profuncionário são realizados pelo Governo Federal, através do Instituto Federal de Educação de Sergipe (IFS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de educação. De acordo com a coordenadora do Profuncionário, Maria de Fatima Lopes de Menezes, a partir desta edição os participantes não terão que ser apenas os servidores efetivos. Contratados e comissionados também poderão se inscrever.

Serão oferecidos quatro cursos, com previsão de início para o mês de maio: Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Infraestrutura Escola e Alimentação Escolar. As aulas serão realizadas no IFS e nos diversos pólos em todo o Estado, sendo que haverá aulas presenciais aos sábados, a cada 15 dias, e aulas à distância no decorrer da semana.

Inscrição

No ato da inscrição o servidor deverá apresentar o RG, CPF, título de eleitor, histórico do ensino médio ou declaração de que esteja estudando, certidão de nascimento ou de casamento, uma foto 3X4, contra-cheque, e carteira de reservista (para homens).

As inscrições dos servidores da DEA e DRE-8 serão realizadas na sala do Profuncionário, no anexo 3 da Secretaria de Estado da Educação. Os cursos têm a previsão de se iniciarem no mês de maio, e terão a duração de 18 meses. Já o local das inscrições para os outros pólos ainda será definido.

A coordenadora do Profuncionário, Maria de Fatima Lopes de Menezes, ressaltou a importância do curso. “É fundamental e decisivo, pois eles recebem uma formação técnica dentro da sua área, para que desempenhem um trabalho com maior eficiência. Além disso, eu vejo uma coisa muito interessante que é a elevação da autoestima desses servidores”, afirmou.

Programa

O Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores (Profuncionário) foi criado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de desenvolver Ações capazes de criar estruturas promotoras de valorização, visando contribuir para reverter a dívida histórica com os funcionários da Educação pública.

O Profuncionário é uma das iniciativas do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal e se destina à formação na modalidade a distância em nível técnico de profissionais da educação não docentes em exercício nas unidades escolares estaduais e municipais de ensino. Atua em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, CONSEDE, UNDIME, CNTE E CEE.

Evolução

Em Sergipe, o profuncionário teve sua primeira edição iniciada em julho de 2009 e concluída em dezembro de 2010. Dos 75 municípios sergipanos, 56 aderiram ao Programa, sendo oferecidos cursos técnicos nas áreas de Secretaria Escolar, Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar. Concluíram esses cursos 803 servidores, sendo 321 em secretaria escolar, 195 em alimentação escolar e 287 em infraestrutura escolar.

No ano de 2011, foram selecionados pelo MEC/SETEC 1.307 cursistas, priorizando exclusivamente aqueles que têm apenas o ensino médio. Aderiram ao programa neste ano 46 municípios sergipanos.

No mesmo ano aconteceu a transferência de responsabilidade de gerenciamento do Programa da Secretaria de Educação Básica (SEB) para a Secretaria de Educação Tecnológica(SETEC), ficando assim o programa Profuncionário no âmbito do Instituto Federal de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

guanabara meio

Além disso, verifique

Petrobras abre processo seletivo para preencher 663 vagas

A Petrobras divulga edital para novo processo seletivo público (PSP-RH 2014.2), com o objetivo de ...

Facebook Twitter Google+ linkedin email Outras Redes